5 Coisas Que Você Precisa Saber Antes de Comprar Seu Novo Notebook

5 Coisas Que Você Precisa Saber Antes de Comprar Seu Novo Notebook

Antes de escolher e comprar o seu notebook novo, existem algumas questões a se considerar.

No mercado de notebook, existem várias marcas e milhares de modelos e ofertas na internet, escolher um bom notebook ou um notebook bom e barato nesse mar de opções é uma tarefa bem complicada, mesmo para técnicos de informática.

Na hora da escolha de um novo notebook, muitas dúvidas surgem:

Qual a melhor marca de notebook, qual o melhor modelo de notebook, qual a melhor configuração de notebook, qual processador para notebook devo escolher?

Meu novo notebook precisa ter placa de vídeo? Qual a quantidade de memória é ideal para o meu uso?

Se você não tem tempo ou não deseja se aprofundar nessas questões, prefere simplesmente escolher o seu novo notebook a partir de uma lista de recomendações de notebooks avaliados por analistas, temos algumas listas que vão poupar seu tempo e aumentar suas chances de fazer a melhor escolha.

O que Saber Antes de Comprar Seu Novo Notebook

  1. Defina qual será a principal utilização que você fará do seu notebook novo.

    Notebook para trabalho, notebook para uso pessoal, notebook para estudo ou notebook para jogos (notebook gamer).

    Esses são os principais perfis de uso, saber em qual desses perfis seu novo notebook precisa se encaixar, vai ajudar a entender quais configurações ou qual modelo de notebook é ideal para você.

  2. É sempre uma boa prática analisar a recomendação mínima de hardware exigida pelos aplicativos que você pretende utilizar, faça uma pesquisa no Google e use o aplicativo mais exigente em hardware como parâmetro para definir a configuração mínima que seu notebook novo precisa atender.

  3. Prefira sempre processadores de última geração, eles costumam trazer melhorias de desempenho e recursos mais aprimorados em relação a geração anterior.
    Geralmente a geração do processador pode ser facilmente identificada pelos dois primeiros números após o nome do processador.

    Por exemplo: Intel Core i7 1165G7, onde o 11 informa que este modelo é um processador Core i7 de 11ª geração.

  4. Não compre notebook com HD (disco rígido), dê preferência para notebook com armazenamento em SSD. A não ser que ele tenha os dois tipos juntos, SSD como disco de sistema e HD como disco de apoio. Sistemas operacionais mais recentes como o Windows 10 ou Windows11 ficam absurdamente lentos com o uso do HD, não importa a configuração do notebook, ele vai ficar lento sempre!

  5. Verifique qual a melhor configuração para cada perfil de uso
Notebook Para Trabalho

O notebook para trabalho, é o perfil de notebook que demanda uma configuração mais robusta e pode também ser considerado um notebook avançado, já que precisa atender a requisitos de aplicativos mais exigentes, usando processador mais forte, mais memória RAM e tela de melhor qualidade.

Como referência, um notebook com processador de última geração Core i7 ou Core i5 (ou similares da linha Ryzen), 8GB de RAM, 256GB SSD e tela Full HD é a configuração padrão atual do mercado para um notebook para trabalho.

Uma ressalva é que se você pretende utilizar o notebook para trabalhos que exigem mais desempenho gráfico, como arquitetura, CAD, Promob, Photoshop e similares, é aconselhável notebook com processador Core i7, com pelo menos 8GB ou mais de memória e de preferência uma placa de vídeo dedicada.

Notebook Para Uso Pessoal

Por ter menos compromisso com desempenho do que um notebook para trabalho, o notebook para uso pessoal tem um uso mais geral, por isso é considerado um notebook intermediário. Pode usar um processador Core i5 ou Core i3 (ou Ryzen 5), dependendo da exigência do principal aplicativo que se pretende utilizar.

Para referência um notebook Core i5, 8GB de RAM, 256GB SSD e Tela HD é o padrão de mercado para uso como notebook de uso pessoal.

Notebook Para Estudo

A exigência para o notebook para estudo é bem semelhante ao notebook para uso pessoal, a principal diferença é que por ter um uso bem definido, o notebook para estudo pode usar um processador menos potente, como um Core i3 ou até a linha de processadores Pentium ou Celeron.

Como referência, um notebook Core i3 com 4GB de RAM, 128GB SSD e tela HD geralmente é o suficiente parra acessar a internet, consumir conteúdos como vídeo aulas, abrir alguns aplicativos básicos como editores de texto e planilhas.

Notebook Para jogos (Gamer)

Como os jogos são os aplicativos mais exigentes em termos de desempenho, o notebook gamer é a linha mais completa e mais potente de notebooks.

Sua principal característica é ter obrigatoriamente em sua configuração placas de vídeo dedicas para atender a demanda gráfica que é características dos aplicativos de jogos.

E por conta dessa demanda de desempenho, geralmente usa processador Core i5 em suas versões de entrada, mas é aconselhável um processador Core i7 para um melhor desempenho e vida útil, já que o mercado de jogos é sempre cada vez mais exigente a cada lançamento ou atualizações dos jogos.

Como referência, atualmente, um notebook Core i7, 16GB de RAM, 512GB SSD, Placa de Vídeo RTX 3050 e tela Full HD é a configuração padrão de mercado para linha de notebook gamer.

6. Dica bônus importante: Leias as avaliações dos consumidores antes de decidir pela compra do seu novo notebook.

A melhor fonte de informação sobre o notebook que você pretende comprar são as avaliações e relatos dos consumidores que já compraram este mesmo notebook. Os comentários costumam trazer informações que não se encontram nem mesmo no site do fabricante. 
Relatos de uso na prática podem evitar que você se desaponte com uma determinada característica do produto, mas também podem confirmar que esse é o notebook que você procura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima